A igreja e sua história

Você sabia que a nossa região dentro do Presbiterianismo é privilegiada? Barra Mansa é uma cidade que está incluída dentro do roteiro histórico da IPB, por aqui passou em 1866 o primeiro Pastor Presbiteriano brasileiro, Rev. José Manoel da Conceição (ex-padre, paulista, foi o primeiro Pastor a ser ordenado no Brasil em 17/12/1865), em viagem de São Paulo ao Rio, veio de “Queluz e passou por Resende, Barra Mansa, indo tomar o trem em Piraí”, (fonte: “O padre Protestante”, de Boanerges Ribeiro, pg.155) sempre pregando o Evangelho por onde passava.

No entanto, o presbiterianismo chegou em nossa cidade e fixou raízes definitivamente há quase 68 anos, quando no dia 12 de Agosto de 1947 foi pregado o Evangelho através do irmão José Julião de Souza, membro da IPB em Volta Redonda, na residência da irmã Purcina Alves Machado; sendo a partir dessa data mantido um Ponto de Pregação neste local. Em 1951, foi organizada a primeira Escola Dominical na casa da referida irmã à Rua Santos Dumont, 40.

A partir de 1954 o trabalho tomou novo impulso e em 1960, foi adquirido um terreno e edificado o salão de cultos à Rua 12, hoje (Dr. José Maria de Melo Costa, 128, Ano Bom). Em 02 de Julho de 1961, reuniu-se a Comissão Organizadora nomeada pelo Presbitério Oeste Fluminense, para organizar em Igreja a Congregação Presbiteriana em Barra Mansa. Após serem tomada todas as medidas constitucionais, contando no Livro de presença o registro de trinta e nove membros comungantes; feitas as eleições de Oficiais, ficou assim constituído o primeiro Conselho da Igreja: Presbs.: Antônio Leite Marchi, Salatiel Ferreira Morgado e José Julião de Souza; e a primeira Junta Diaconal: Diács.: Enos Emerick, Leopoldo Azevedo da Rocha e José Luiz Trindade; foi designado por um ano pelo Presbitério como Pastor evangelista da Igreja recém organizada, o Rev. José Afonso Ferreira. (Dados extraídos do Livro de Atas, N° 1 do conselho da Igreja).

Nossa Igreja está comemorando nesses dias de festa, louvor e adoração ao Senhor, o seu 54º. Aniversário de Organização. Certamente por aqui já passaram vários Pastores, Presbíteros, Diáconos, irmãos e irmãs que exerceram e cumpriram sua função como servos do Senhor, alguns já estão na glória com Deus aguardando com outros o momento de receberem a coroa da vida. Hoje, a responsabilidade de continuar a obra é nossa, que o Senhor nos capacite a realizar seu divino propósito, a Ele toda a glória!

O Pastor

Palavra do Pastor

“Portanto, meus amados irmãos, permanecei firmes e que absolutamente nada vos abale. Dedicai-vos, dia após dia, à obra do Senhor, plenamente conscientes de que no Senhor, todo o vosso trabalho jamais será improdutivo” 1 Coríntios 15:58

“Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque no Seol, para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”. Eclesiastes 9:10

Adriel José de Carvalho Moura, filho de Elias Jose de Moura (in memorian) e Luizia de Carvalho Moura, nasceu no dia 30 de janeiro de 1967 na cidade de Caxambu, MG. Sendo o segundo numa família de seis irmãos, foi criado desde a infância na Igreja Presbiteriana Central em Caxambu/MG. Foi alcançado pela graça e convertido ao Evangelho de Cristo em julho de 1983, fazendo sua Profissão de fé e batismo no dia 31 de dezembro de 1983 com a idade de 16 anos de idade, com o Rev. Antônio Carlos Resende. A partir de então, iniciou seu trabalho na Igreja e Congregações, como professor de E.B.D., superintendente, evangelista e diácono eleito pela Igreja por cinco anos, onde assumiu os cargos de Presidente e Secretário.

Em 1990, manifestou seu chamado falando de seu desejo de ir para o Seminário para se preparar melhor para a obra de Deus. Foi recebido pelo Conselho da Igreja que o incentivou a continuar buscando a vontade do Senhor para sua vida até o momento propício para que tal ocorresse. Em julho de 1993 casou-se com a delícia de seus olhos, Juliana Prado Silva.

Em 1994, passou novamente pelo Conselho da Igreja que o aprovou como Aspirante ao Sagrado Ministério encaminhando-o ao Presbitério Circuito das Águas/Sul de Minas, para ser avaliado e recebido comprar viagra como Candidato ao Ministério da Palavra. Tendo sido aprovado pelo Presbitério e aprovado no vestibular da IPB, o mesmo foi enviado ao Seminário Presbiteriano do Sul no ano de 1995, quando iniciou seus estudos acadêmicos teológicos.

No ano de 1996, trabalhou como Seminarista, auxiliando o Pastor Silas Gaviolli em suas atividades na IPB Nova Jerusalém no Jardim Flamboyant na cidade de Campinas/SP; como Evangelista e Conselheiro dos adolescentes da Igreja.

Em 1997, trabalhou na IPB em Capivari/SP, auxiliando o Pastor Reinaldo Chaves em suas atividades, como Evangelista Plantador de Igrejas no bairro Castellani, onde nasceu uma Congregação.
Em 1998, trabalhou na IPB do Jardim Santa Mônica em Campinas/SP, auxiliando o Pastor daquela Igreja, como Conselheiro dos Jovens e adolescentes.

Em dezembro de 1998 encerrou-se seu período de estudos no Seminário Presbiteriano do Sul, formando-se com louvor tendo sido aprovado seu TCC com o tema: “Santidade na Família, um projeto de Deus” e também sua EXEGESE sobre o texto de Mateus 24: 45-51 que discorreu sobre a temática “Expectativa do fim: Vivendo com responsabilidade” e também aprovado em todas as disciplinas do curso teológico para formação de pastores da Igreja Presbiteriana do Brasil.

No dia primeiro de janeiro de 1999, foi aprovado em seu sermão de prova perante o Presbitério Circuito das Águas/Sul de Minas, que também avaliou sua Tese e Exegese apresentados no Seminário Presbiteriano do Sul e, ainda o avaliou por meio de sabatina sobre seus conceitos, aprendizado teológico e sua visão litúrgica na Igreja, conforme preceitua a CI/IPB.

No dia 03 de janeiro de 1999, foi ordenado com imposição de mãos pelo Presbitério Circuito da Águas como Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, em culto realizado na Igreja Presbiteriana de Caxambu/MG. Logo após sua ordenação, foi transferido à pedido para o campo do Presbitério de Araraquara/SP para seu primeiro pastorado na Igreja Presbiteriana Central daquela cidade.

No ano seguinte, foi transferido à pedido para o Presbitério Região dos Lagos/Sul de Minas, na cidade de Boa Esperança, onde permaneceu como pastor titular eleito e designado pelo Presbitério nos anos de 2000 a 2005. Neste período assumiu várias funções conciliares no PCAG, como Presidente, Vice, Secretário de atas e protocolo. Atuando também representante, do PCAG e também como parte da Mesa Executiva no Sínodo Sul de Minas – SOM.

Em 2006 foi transferido à pedido para o Presbitério de São José do Rio Preto/SP para o colegiado de pastores da Igreja Presbiteriana Central daquela cidade, ficando ali até dezembro de 2008; também assumiu várias funções conciliares no PRIP, como Secretário de atas e Secretário Executivo.

Em 2009 foi recebido por transferência a pedido pelo Presbitério Sul Fluminense para pastorear a Quinta Igreja Presbiteriana do Brasil na cidade de Barra Mansa/RJ. Permaneceu à frente desta Igreja até o final de 2011, quando então, tendo decidido procurar outro campo, foi convidado para pastorear a Primeira Igreja Presbiteriana do Brasil em Barra Mansa, IPB Ano Bom. Aceitando o convite iniciou seu ministério como Pastor designado pelo PSFL no ano de 2012 e permanece até o momento…

Desde 1995 tem exercido seu Ministério na IPB com zelo e dedicação procurando sempre atender a vontade do Senhor na vida da Sua Igreja. Desde então tem participado ativamente das atividades conciliares assumindo cargos de liderança, como secretário de protocolo, secretário de atas, secretárias presbiteriais e sinodais, vice-presidente nos Concílios e atualmente eleito como Presidente do Presbitério Sul Fluminense.

Presbíteros

Ebenézer Rod. Nogueira
Ebenézer Rod. NogueiraPresbítero
Eli Martins Ramos
Eli Martins Ramos Presbítero
Anderson Brasil Fonseca
Anderson Brasil FonsecaPresbítero
José Cassiano Duarte
José Cassiano Duarte Presbítero
Mário Hilário de Carvalho
Mário Hilário de Carvalho Presbítero
Charles André D. Santiago
Charles André D. SantiagoPresbítero
Valteci Cortes troquim
Valteci Cortes troquimPresbítero

Como chegar na igreja

avaliado e recebidoavaliado e recebido